Eu sou a Paulo Rocha, criador desse projeto, Prospectar Mais, assim como muitos brasileiros, empreendedores que também foram impactados pela crise, mas que acreditam no potencial do nosso país e dos nossos empresários.

Hoje sou empresário, faço palestras para outros donos de empresas que desejam aumentar as suas vendas, e atuo desenvolvendo a área comercial de empresas, principalmente, escritórios contábeis, a aumentarem as reuniões de negócios e conseqüentemente fecharem mais contratos. Trabalho com o que gosto e meu objetivo é ajudar as empresas a alcançarem as suas metas comerciais.

Mas, nem sempre foi assim, por isso quero te contar como foi que eu driblei a crise, aos 53 anos, empreendendo pela primeira vez!

Mas primeiro deixa eu te contar um pouco da minha história…

Como tudo começou

Eu trabalhei durante mais de 20 anos no mundo corporativo em empresas dos mais diversos segmentos, na área comercial. E, de 2011 a 2021, atuei na área comercial de um dos maiores escritórios de contabilidade do Rio de Janeiro. Construí uma carreira sólida até o dia em que a crise e a pandemia assolaram o país.

Na empresa em que trabalhava, presenciei a demissão de colegas de trabalho, pessoas competentes que tinham muito a contribuir. Sabia que na situação política em que nos encontrávamos e, principalmente da crise na saúde com a pandemia, tornariam as minhas chances de recolocação mínimas e ficava preocupado por isso.

Em março de 2021 eu também fui demitido. Mas, como o empreendedorismo já estava em minha mente como um projeto que inevitavelmente seria realizado, acabei resolvendo antecipar a minha estréia como empresário! Entrei como sócio em uma agência de marketing digital e continuei atuando na área comercial, agora como Diretor Comercial.

Eu sempre fui muito organizado financeiramente e consegui me planejar bem pra me manter durante essa empreitada, só que depois de um ano e meio empreendendo, as coisas não estavam saindo da maneira que eu havia planejado eu comecei a ficar muito preocupado novamente.

Eu fiquei muito atormentado com a minha situação financeira, estava com medo de perder a minha estabilidade financeira conseguida ao longo de muitos anos de trabalho duro, de ficar endividado de não conseguir pagar o plano de saúde, de perder as prestações do meu carro, e de ter que adiar outros planos pessoais.

Durante um tempo eu me senti congelado por esse medo, mas esse tempo me fez perceber que eu tinha outros objetivos…

A motivação

Eu queria trabalhar, mas eu também queria viver melhor. Eu queria me sentir produtivo, mas eu também queria mais qualidade de vida.

Então, percebi que não conseguiria mais me submeter a horários convencionais, falta de tempo, horas de trânsito. Eu simplesmente não conseguia me ver naquela situação, novamente. Eu não queria isso!

Queria ter mais flexibilidade de tempo, mais mobilidade e poder trabalhar de casa (home Office) ou na empresa do meu cliente. Por isso, passei a viver um conflito, pois percebi que eu não queria mais voltar pro mundo corporativo!

Entretanto, a minha primeira experiência como empreendedor não havia dado muito certo, e com certeza a dúvida pairava em minha mente. Seguir em frente, empreendendo, ou voltar a ser CLT?

E, agora, o que fazer?

O Grande Dia

Durante o período que passei pensando nesse assunto, muitas idéias me ocorreram, mas num primeiro momento não tinham nenhum insight que pudesse me inspirar em uma nova empreitada empreendedora.

Mas é muito importante relatar nesse momento que durante esse curto período de “vacas magras” tive total apoio da minha família, e também de alguns amigos empresários que me auxiliaram como podiam. Desde emprestando o espaço físico para que eu pudesse trabalhar e realizar reuniões, até me ajudarem fornecendo representações para que eu as comercializasse junto a entidades de classe, como sindicatos, associações etc.

Até que, um dia visitei o SINCON, Sindicato dos Contabilistas de Niterói, conhecendo o seu presidente, o Magno. Não fechamos parceria com a representação que eu havia lhe apresentado, mas nos tornamos amigos.

Durante nossas conversas, relatei para ele que tinha trabalhado como gerente comercial durante 10 anos em um grande escritório de contabilidade no Centro do Rio de Janeiro, e que tinha experiência na área comercial e poderia ajudar outros escritórios de contabilidade a aumentarem as suas vendas.

Prontamente, me pediu que eu desenvolvesse uma proposta de prestação de serviços, que ele iria analisar para saber se o projeto era viável para seus associados. Ele gostou muito do que leu, mas me disse que o que eu havia apresentado deveria ser uma palestra e não uma proposta.

E, assim, eu fiz! Criei uma apresentação para escritórios de contabilidade demonstrando como eles poderiam aumentar as suas vendas, fechando novos contratos através de prospecção ativa.

Realizamos o evento na sede do CDL São Gonçalo (Câmara de Dirigentes Lojistas de São Gonçalo), o qual foi um sucesso. E, nesse dia consegui fechar meus 2 primeiros contratos.

Mas, e o Marketing Digital

O período em que passei como sócio da agência de marketing digital foi muito importante em questão de conhecimento. Ficou evidente para mim que todas as empresas hoje precisam estar inseridas no digital, se quiserem sobreviver no mercado empresarial.

Mas, como eu faria? Não tinha um conhecimento aprofundado de marketing digital para auxiliar meus futuros clientes. Então, comecei a pesquisar sobre serviços de Campanhas de Google Ads, Facebook Ads, Social Média, criação de Sites, páginas de vendas na internet. E, descobri que existem muitas formas de atuar e prestar serviços através da internet trabalhando com:

  • E-commerce,
  • Consultorias online,
  • Franquias online,
  • Trabalhos de freelancer para tudo que você puder imaginar,
  • Marketing de Infoprodutos,
  • Dentre outros.

Continuei pesquisando para entender as possibilidades que aquele universo novo me oferecia, e descobri que existiam profissionais que tinham feito daquele negócio a sua profissão e que eram muito bem sucedidos. Eram pessoas comuns que mostravam de uma forma muito transparente a veracidade dessa possibilidade de ganhar bem, trabalhando online.

Essas pessoas mostravam sua rotina, organização, seus ganhos, contavam suas histórias de dificuldade, de superação e ouvindo essas histórias eu comecei acreditar que se pessoas normais assim, como eu e você foram capazes de ter sucesso trabalhando online, eu também conseguiria.

Afinal de contas eu tenho objetivos definidos: Consolidar a posição da minha empresa no mercado e ajudar as empresas (clientes) a alcançarem as suas metas comerciais.

Então, percebi que essas pessoas tinham uma coisa em comum… Elas tiveram a mesma base, seguiram o mesmo método para montar seus negócios online e foi por aí que eu decidi começar.

Desse dia em diante, finalmente decidi de ingressar nesse universo do marketing digital fazendo um curso (online).

Alguns pontos que me levaram a tomar essa decisão:

  • Precisava apenas do que eu já tinha – um computador e acesso à internet;
  • Poderia gerenciar meus próprios horários;
  • Teria mobilidade – poderia atender meus clientes de qualquer lugar;
  • O investimento era relativamente baixo.

Então, comprei o curso indicado para aprender esse mesmo método e me dediquei todos os dias para aprender e aplicar no meu novo projeto, que agora será um complemento dos serviços que já ofereço na minha empresa.

A conquista de um objetivo

Foram meses de muita dedicação, pois como eu sempre digo, algumas pessoas têm mais dificuldades e precisam se dedicar mais do que outras e eu fui uma delas.

Eu dormia e acordava pensando na minha empresa, adentrava as madrugadas estudando e criando mecanismos que permitissem aos meus clientes obterem resultados efetivos mais rapidamente.

E, com relação ao curso de marketing digital que tinha comprado para aprender a agregar mais serviços ao meu negócio, estava fazendo tudo com, dedicação, qualidade e qualidade. Finalmente tinha um propósito e estava decidido a fazer a minha empresa dar certo!

Em Abril de 2023 o site da Prospectar Mais já estava no ar!

Todo conteúdo 100% construído por mim…

Aquele profissional do mundo corporativo que não entendia nada de internet e que só usava o Youtube para assistir vídeos conseguiu montar seu negócio e agora já atende seus clientes. Hoje eu trabalho com prospecção ativa ajudando empresas a alcançarem as suas metas e já disponibilizo os serviços de marketing digital para o mercado.

Sou convidado para palestras em todo Rio de Janeiro e adjacências.

Consigo viver com tranqüilidade, fazer planos para o futuro e viver da forma que desejava! E, a cada dia me desenvolvo mais na minha nova profissão.

A partir de agora eu vou te enviar alguns e-mails contando as minhas experiências.

Para receber os meus e-mails caso você ainda não tenha se cadastrado na minha lista você pode se cadastrar aqui mesmo no site.  Você vai receber um bônus (Meu E-book gratuito) que realmente pode te ajudar a entender como você poderá captar mais clientes!

O Curso de Marketing

Quando eu comecei, eu era completamente leigo no assunto e como eu já contei tive que pesquisar muito antes de dar o meu primeiro passo.

Apesar da infinidade de conteúdo gratuito que temos acesso na internet, depois de um tempo estudando esse assunto, entendi que levaria muito conteúdo para aprender a metodologia deste negócio. Foi aí que eu descobri o Curso Fórmula Negócio Online, ministrado pelo Alex Vargas.

Você ainda vai me ouvir falar muito que o aprendizado contínuo é primordial na construção do seu negócio, mas com certeza a parte mais importante é ter uma boa base. Eu tive uma boa base e hoje tenho conhecimento suficiente para tocar o meu negócio, seja ele off-line ou online e ter bons resultados.

Se você quiser saber um pouco mais sobre o curso que eu fiz e que me deu essa base para criar a área de marketing digital da minha empresa é só você clicar no link abaixo.

Mais Detalhes Sobre o Curso Aqui

Se você leu até aqui muito obrigado por ter se interessado pela minha história, mas saiba que ela não termina aqui. Eu continuo buscando cada vez mais conhecimento e ainda mais crescimento do meu negócio e quero dividir cada passo da minha caminhada com você. 

Quero te dizer que todos nós somos iguais!

Se eu, uma pessoa comum, fui capaz de abrir a minha empresa e empreender, bem como fazer um curso online de marketing digital mesmo sendo totalmente leigo no assunto. Se eu fui capaz de recomeçar, se eu fui capaz de aprender, você também será.

Basta você começar e perseverar!!!

Um grande abraço!